O Pai nosso foi um presente, mais uma bóia de salvação à Humanidade para que esta saísse das trevas e chegasse à Luz e ao Amor divino.
PAI NOSSO QUE ESTÁS NO CÉU, SANTIFICADO SEJA VOSSO NOME
Esta introdução é um sinal de respeito e profunda reverência ao criador, lembrando que que este é o altíssimo, cuja origem está muito acima da Terra, está no céu e é glorificado por todos os seres viventes e fora da Terra também, por todos os céus..o termo in God we trust, das notas de dólares foram incluídas quando os eua estavam em guerra e a população sentia falta da divindade na vida delas que estava atormentada pelos horrores da guerra, é uma invocação, portanto, bem como uma forma de santificação do nome de Deus, nas atividades diárias do homen.
VENHA A NÓS O TEU REINO
Esta parte, embora tenha o termo venha a nós, não pode ser interpretado como um desejo de que o Deus tenha o dever de trazer o céu até a Terra, mas sim, venha a nós o teu reino é uma promessa que nós estamos fazendo a ele para transformar a Terra em uma cópia do seu reino, devemos nos esforçar neste sentido, para tornar nossos dias e noites da mesma forma como aqueles que já estão vivendo no céu, essa, na verdade é uma das razões do Ser humano estar na Terra, de descobrir a felicidade, a alegria, o preenchimento de corpo e alma de tal forma a exemplificar como seria a vida no paraíso, já aqui, encarnado. Por isso a complementação logo após
SEJA FEITA A TUA VONTADE, ASSIM NA TERRA, COMO NO CÉU
Como complemento da frase anterior de nos esforçarmos para fazer a Terra tão bela e jovial como é no céu, precisamos nos adaptar ou prestar atenção na vontade divina, da mesma forma quanto aqueles que já estão no céu o fazem!, é um apelo, ao próprio orador que irá, ao menos tentar, não dar atenção única e exclusivamente aos próprios caprichos, desejos e vontades, mas sim que ouvirá a vontade de Deus e tentará cumprí-la. Com isso, podemos perceber que, para que o item anterior, de se alcançar a felicidade e realização verdadeira na terra seja alcançado, um dos requisitos é ouvir a vontade de Deus, que nos lembra nossa verdadeira origem que é espiritual.
O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE.
É um pedido e uma afirmação, ao mesmo tempo, para que Deus abençoe o pão de cada dia, para que não falte nada à mesa e a pessoa que se dirige a Deus tenha sempre condições, por meio do trabalho, realizar o devido sustento de si mesmo e de sua família. Com isso fica patente também a verdadeira riqueza, que não é aquela onde conseguimos via roubo, tomando coisas do outro, seja de pessoas ou de governo, mas esforçando-se com nossas próprias energias, intelecto, com nosso próprio corpo para que não falte o pão de cada dia. É dever sagrado do Ser humano descobrir quais são os dotes e pontos fortes que apresenta nesta encarnação, seja a criatividade, a oratória, a matemática, o dom das artes manuais, enfim, o autodescobrimento será essencial neste processo. Também é uma forma de abençoar o alimento.
PERDOAI NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO PERDOAMOS A QUEM NOS TÊM OFENDIDO.
É um pedido para Deus, que perdoe nossas falhas, ofensas, e prejuízos que causamos aos nossos semelhantes, da mesma forma que, prometemos em frente ao altar divino que iremos perdoar aqueles que nos magoaram e nos fizeram sofrer. É quase o mesmo sentido daquela frase, “da mesma forma que julgais, serei julgados” é uma lembrança da justiça divina, perante a qual, para que Deus tenha misericórdia de nossos erros, devemos ter misericórdia para os erros dos outros.
Esse perdoar começa dentro de casa, para com nossos pais, irmãos, tio e primas, os quais são os espelhos de nossas próprias fraquezas e falhas, para depois se estender a toda a humanidade, para todos aqueles que entram contato conosco, de uma ou de outra forma.
NÃO NOS DEIXEI CAIR EM TENTAÇÃO
É uma solicitação ao Divino para que nos mantenha sempre vigilantes e alertas à tentação da carne, dos prazeres terrenos, da luxúria, do prazer do sensualismos, de drogas e abuso de álcool e cigarros, bem como dos pensamentos neste sentido, os quais, ainda que não conseguimos realizar materialmente, dá combustível para os desencarnados que se nutrem de pensamentos e vibrações, mesmo que não realizadas na matéria…
MAS, LIVRAI-NOS DO MAL
O mas, no início da frase, significa que, para que nos afastemos do mal, isto é, daquilo que é errado e prejudica ou atrasa nosso desenvolvimento espiritual, sejamos alertados por meio da utilização da dor e do sofrimento para nosso próprio benefício, a fim de que o mal não nos consuma e atrapalhe, desta forma, o aprendizado de outras criaturas humanas, que estão na terra para o aprendizado, assim como nós também estamos.
AMÉM
O amém, aqui também válido lembrar que nos meios espíritas é utilizado o “que assim seja”, têm a mesma significação, que é, “de acordo”, “confirmado” ou qualquer outro sinônimo que dê a ideia que o texto acima expressado foi compreendido e será cumprido.
Para fechar, podemos lembrar que, ao orar o pai nosso, muitas vezes é associado o fechamento ou encontro da palma das mãos uma nas outras, que têm significado que pode ser encontrado na filosofia hindu conhecido como “hasanas” que nada mais são do que posições, do corpo todo ou no caso somente das mãos, para o direcionamento de energias de dentro do corpo, bem como do plano espiritual para nosso corpo. O fechamento das mãos junto ao peito, por exemplo, direciona a energia neutra, divina, do cosmos para o coração, que é a fonte principal de energia do corpo terreno.
Portanto, o fechamento das palma das mãos além de mostrar para nosso próprio subconsciente a prática e o exercício da comunhão com Deus, também têm fator de direcionar a energia do cosmos para o coração, que, no momento da oração está direcionado para o Divino, para a central do universo.